A Receita Federal do Brasil divulgou, em 12 de novembro de 2025, a versão 2.7 do Manual de Orientação ao Desenvolvedor da EFD-Reinf. A principal novidade é a desativação completa do modelo síncrono de envio e consulta de eventos, consolidando o modelo assíncrono como o único padrão operacional da escrituração.
De acordo com o histórico de versões do manual, foram removidos os capítulos e seções que tratavam do modelo síncrono e do convívio entre os dois formatos, incluindo:
- Capítulo 4: Envio de Lote – modelo síncrono;
- Capítulo 6: Envio de Lote – Convívio dos modelos síncrono e assíncrono;
- Capítulo 8: Consulta Resultado Processamento Evento R-2099 recebido em Lote modelo Síncrono;
- Seção 9.1: WebService SOAP para Consulta a Recibo de Entrega de Evento.
Além das exclusões, o documento traz ajustes em trechos que faziam referência ao envio e consulta de eventos via modelo síncrono, reforçando a adoção definitiva das APIs REST para transmissão e acompanhamento dos lotes.
A mudança reflete a modernização do sistema EFD-Reinf, alinhando-se às diretrizes de comunicação digital da Receita Federal, que priorizam maior segurança, desempenho e integração tecnológica entre os sistemas dos contribuintes e o ambiente do Sped.
A nova versão do manual está disponível para download no portal do Sped.
Você sabia que temos uma página dedicada à EFD-Reinf, com conteúdos e orientações para acompanhar todas as mudanças da obrigação? Clique aqui e acesse.
Fonte: Portal do SPED
Deixe aqui seu comentário